quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Aspectos que nos ajudam a criar boas fotografias


Este post serve para vos mostrar quais são os aspectos mais importantes nas minhas fotografias, e aquilo a que eu dou mais valor, claro que isto não é uma REGRA obrigatoriamente cumprida em todas as imagens. 
Mas quem acompanha o meu trabalho percebe que existem padrões que se vão repetindo... 


Primeiro que tudo, e quem quer fotografar, precisa de ter noções básicas de fotografia e saber perceber e funcionar com a câmera fotográfica e objectivas.

Existem vários termos com grande importância, velocidade de obturação, aberturas, ISO, exposição fotográfica, etc...

No geral, fotografo com aberturas de f/1.8 e f/2.8 o que faz com que as imagens fiquem mais luminosas e com o efeito de fundo desfocado.
Este é um aspecto que valorizo muito na estética da fotografia final!





Esta fotografia tem uma abertura de f/2.8 o que gerou o Bokeh que vocês vêm atrás, e uma foto luminosa.

Obvio que não é só a abertura que é necessária para isto acontecer, a aproximação ao assunto, o ISO utilizado e as velocidades têm todas influência nestes aspectos.
Para isso é que é necessário conhecer bem estes termos e a nossa câmera, porque tem que ser tudo combinado para não obtermos fotos com uma exposição errada, isto é demasiado escuras ou demasiado claras. 

FOCO

O foco é extremamente importante para qualquer fotografia, ter o assunto focado é fundamental. Se se tratar de um retrato geralmente o foco deve ser feito nos olhos do modelo. 




CENÁRIOS

Eu tenho imenso cuidado nos cenários onde fotografo, e ando sempre a procurar novos sítios e zonas diferentes para fotografar... as vezes não é fácil quando estamos sempre a explorar a mesma zona, mas vou sempre encontrando novos sítios ou arranjando maneiras diferentes de explorar zonas já utilizadas, no entanto é inevitável haver situações que se repitam...




Não havendo cenários, existe sempre a possibilidade de os criar, como nesta ultima imagem em que foi construída uma tenda com lençóis velhos. O que não pode faltar é imaginação! ;)

Após ter o cenário escolhido outro dos aspectos importantes é a composição fotográfica, como organizar a imagem, o que deve aparecer e o que não faz falta para a fotografia. 




Outra coisa que se repete em todas as minhas imagens é que todas elas são com luz natural, a única coisa que utilizo para me ajudar é o reflector

Além destes aspectos existem mais coisas que podem ajudar numa fotografia, como o guarda roupa e make up ou até acessórios... são pormenores que fazem toda a diferença. 



Sou uma pessoa um bocado "comichosa" com alguns pormenores, por exemplo pulseiras e elásticos nos braços NÃO (a não ser que façam parte do look ou não possam ser arrancados), tenho o máximo cuidado com objectos que aparecem no cenário e não têm interesse para a fotografia... é importante reparar nestas pequenas coisas...


EDIÇÃO

No final disto tudo vem outro aspecto que para mim tem importância, a edição fotográfica... geralmente o que faço não passa de alguns retoques na imagem, como limpezas de pele, ou até mesmo retirar algo que não interesse, crops, e coisas do género. E como já sabem os tons, seja a cores ou preto e branco, gosto sempre de brincar com as tonalidades da fotografia. 





Estes são exemplos que já tinham sido publicados na minha página do facebook, por isso possivelmente já os conheciam...

E pronto, estes são os aspectos principais pelos quais eu me sigo para fazer as minhas fotografias, espero que tenham gostado, e se tiverem alguma dúvida ou questão é só dizer.
Tenho uma novidade para breve, por isso fiquem atentos! :)

Até breve 



3 comentários: