sábado, 21 de janeiro de 2017

A minha evolução


Pois bem, como nenhum fotógrafo nasce ensinado, todos nós passamos por um processo de desenvolvimento e evolução fotográfica, como em tudo na vida, hoje decidi contar um bocadinho a minha história, falando da minha evolução...



Se me perguntarem quando comecei a fotografar, sinceramente já não sei responder ao certo a essa questão, talvez uns 9 anos.  

Começou tudo na brincadeira, e naquela altura nunca pensei que este seria o meu percurso. Começou com um telemóvel... sim um telemóvel, e imaginem a qualidade de imagem comparada com os telemóveis de agora.
Tirar fotos com os meus amigos, e aos meus amigos era uma constante.
Depois com o meu primeiro trabalho de verão decidi comprar uma pequena compacta HP, com 6 mp, aqui ficam com uma amostra da mesma... 

Sinceramente não sei se existe alguma fotografia que valha a pena ser vista, tirada com esta menina. 

Mas pronto... o tempo foi passando, e senti a necessidade de uma câmera melhor, foi então que recebi no natal, depois de a andar a namorar, uma fujifilm finepix (a única que já não está comigo).

Mais um pulo no material fotográfico e mais um pulo no meu interesse nesta área. Na altura o que eu costumava fotografar eram fotos entre mim e os meus amigos, e paisagens e coisas do género.

O maior pulo sem dúvida quando passei de uma bridge para uma reflex. Ter uma câmera que possibilita a troca de objectivas, foi uma grande ajuda na minha evolução. Entrei assim no mundo da Canon, com uma 450D.
Os próximos updates de material foram seguidamente as objectivas, pois ninguém merece trabalhar com uma 18-55mm. :p

Foi altura de incluir no material uma 70-200, e a fantástica 50mm que é uma objectiva obrigatória para qualquer fotografo!

Para um fotografo a questão material ajuda imenso, principalmente quando falamos na qualidade de imagem, mas sem dúvida, que não é o material que faz o fotografo.


Uma ajuda fundamental para mim, foi ver diariamente fotografias de vários fotógrafos, e fotografar muito. (Façam o mesmo!)

Mais tarde adquiri uma full frame (a minha câmera actual) e uma 16-35mm, que me ajuda no que toca a fotografar paisagem e eventos.

Além disto, licenciei-me em fotografia, no Instituto Politécnico de Tomar,  onde aprendi imenso, e após isso decidi tirar uma curso anual na ETIC em Lisboa.
Estes 4 anos de aprendizagem foram uma mais valia para o meu trabalho, o que me fez crescer muito enquanto fotografa e pessoa. Se tiverem a oportunidade de o fazer, FAÇAM. 
Tenho a certeza que se não fosse isso, não tinha desenvolvido alguns trabalhos que eu gosto muito!


Deixo aqui por curiosidade algumas fotografias que desenvolvi na licenciatura e no curso anual.




Após ter falado um pouco deste processo, nada melhor do que verem fotografias para verem a minha evolução aos longo dos anos...

Só vos mostro a partir de 2010! :P

2010



2011


2012


2013


2014

2015


2016




E pronto! O que acharam?
Gostavam de saber mais alguma coisa?

Até breve. 














2 comentários: