domingo, 12 de fevereiro de 2017

Dicas para principiantes.

8 Dicas para principiantes 


Olá!
Hoje decidi trazer-vos um post para quem se está a iniciar na fotografia!
Tudo o que está aqui escrito é uma opinião pessoal, e a meu ver são aspectos importantes para quem gosta de fotografia e quer começar.

1 - Não precisas de equipamento de topo.
Se estás a começar provavelmente ainda não sabes muito sobre fotografia, por isso, uma coisa de cada vez... Não precisas logo de ir gastar um dinheirão (ter bom material fotográfico sai muito dispendioso) por isso aproveita para te informares sobre este mundo, e com o tempo vais perceber o que queres fazer e qual o material ideal para ti!
Se tiveres que comprar material para iniciar esta actividade, começa com algo simples e mais barato.

Mas não se esqueçam que o material não faz o fotógrafo!

2 - Informa-te sobre o teu material.
Como é obvio para começares a fotografar vais ter que ter algum material, por isso é importante que o conheças bem, e percebas tudo o que consegues fazer com ele. 
Isso mais tarde vai te ajudar também a perceber se precisas ou não de fazer um update. 

3 - Aprende os princípios básicos da fotografia.
É importante que saibas e domines bem certos termos. Foge do "automático" e aventura-te no "manual"... ISO, distância focal, aberturas, exposição... sabes o que isto significa? 
Alem de perceberes o significado destas palavras é importante que percebas como estes termos funcionam na prática e se relacionam entre eles. 

4 - Procura as tuas inspirações.
Para aprender é preciso ver, por isso é um exercício fundamental, ver muitas fotografias e pesquisar fotógrafos vão te ajudar a perceber o que queres fotografar e os teus interesses.
Por experiência própria, ver trabalhos de outros fotógrafos sempre me incentivou a melhorar, e sempre me inspirou a criar fotografias.


5 - Treina vários tipos de fotografia ate descobrires o que mais gostas.
A não ser que já tenhas um gosto definido, no início fotografa de tudo um pouco, isso vai-te ajudar a perceber quais são as tuas preferências.
Eu já fotografei várias coisas e já sei o que gosto realmente de fazer, e o que definitivamente não gosto.

6 - Foca-te nisso!
Se descobrires a/as tuas preferências, foca-te nelas e esquece o resto.
É para ai que tens que direccionar a tua atenção, por isso vai pesquisar e ver fotografias para perceberes o que deves e não deves fazer.

7 - Fotografa muito.
A fotografar é que se aprende! Pega em ti e na tua câmera e sai para a rua (ou não). Inventa muito. Se possível podes tentar andar com a câmera sempre atrás de ti e fotografa quando achares que é interessante. 


8- Edição fotográfica
Por ultimo e igualmente importante, a edição... não significa que seja um assunto que tenhas que aprender em primeiro plano, mas saber editar uma fotografia (num programa de edição decente, por favor) é bastante importante.
Não é necessário seres um pró, mas pequenos retoques fazem toda a diferença numa imagem, e podem fazer a diferença entre uma imagem banal, e uma imagem apelativa aos nossos olhos.


E o mais importante disto tudo, se gostas mesmo NUNCA DESISTAS!


Aqui fica um POST anterior, também com dicas para criar uma boa fotografia!

Até breve!





Sem comentários:

Enviar um comentário